domingo, 16 de agosto de 2009

26° AO 30° DIA APÓS A CIRURGIA - TERÇA A SÁBADO - 15/8/09

Hoje estou completando 30 dias da cirurgia e já perdi 21 quilos. Segundo o Dr. Celso é um bom resultado, pois representa 16,1% de perda de peso no primeiro mês, considerando meu peso inicial de 130 quilos. No dia 12, quarta-feira quando tive a consulta, ele me liberou para voltar à academia, sempre com moderação. Passei também para a fase de ingestão de comidas sólidas. Me alertou que encontrarei dificuldades em ingerir comidas sólidas num primeiro momento, mas que é normal. Caso perdure esta dificuldade, com vômitos frequentes, terei que fazer uma endocospia para "alargar" o estômago. Me entregou uma orientação por escrito e me encaminhou para a nutricionista Dra. Alessandra.
A consulta com a Dra. Alessandra foi no dia seguinte e bastante proveitosa. Ela me orientou por mais de 40 minutos, quando me entregou diversas instruções e receitas por escrito, devendo voltar dentro de 30 dias.
Desde então, minha vida se transformou. Estava bom demais para ser verdade. Com líquidos e papinhas minha vida era tranquila. Quando ela me falou sobre as quantidade de comida que deveria ingerir por refeição, eu as achei simplesmente ridículas. Uma colher de sobremesa de legumes, outra de feijão e assim vai. Olha, disse ela, não se assuste se você não conseguir ingerir toda esta quantidade nas primeiras refeições. Na hora pensei comigo: como estou ingerindo bastante líquidos, tipo 2 xícaras de caldo de legumes, iogurte ou ades, esta quantidade não vai dar para o cheiro. Certo? Errado. Entrei pelo cano. Estou fazendo um esforço danado para comer a metade do que ela me indicou. Tenho que ingerir carnes, mas simplesmente não desce. Tentei diversas vezes e parece que embola tudo no estômago, que me obriga a induzir o vômito. Não fico enjoado ou com ânsia. Sinto dor no estômago e só passa quando chamo o "hugo". A questão é que não vomito somente uma ou duas vezes. Cheguei a vomitar até 8 vezes seguidas, até expulsar toda a comida e até os meus pensamentos. Então vem a calmaria e o bem-estar típico, como se nada tivesse acontecido. Estou ciente que entrei numa fase de adaptação, conforme falou o Dr. Celso. Terão comidas que você vai se dar bem e outras que não. Você está entrando na fase da seleção do que comer. Em pouco tempo tudo vai estar bem.
No geral tenho me sentido ótimo. A diferença de 21 quilos a menos começou a dar as caras. Tenho dormido melhor e dificilmente sinto falta de ar (apnéia do sono). As assaduras no meio das pernas desapareceram. O barrigão deu uma boa enxugada. As calças, antes apertadas, estão folgadas e devem ficar assim pelo menos até outubro, quando irei renovar parte do meu guarda-roupa. Que chique né, comprar roupas novas e poder ter opções de escolher o modelo, a cor, etc. Tenho levado uma vida normal e estou procurando sair desta de pós-cirurgiado. Estou evitando comentar com as pessoas sobre a cirurgia, salvo quando perguntam. Estou indo muito bem na academia, dirigindo o meu jipinho, caminhando pela beira-mar, isto é, vida normal.
A parte ruím é que tenho sentido muito frio e minha pele está sêca, principalmete no rosto, nas mãos e nos pés. Comprei um creme hidratante para ajudar. Quanto aos vômitos, acredito que em uma semana terei montado uma dieta tal, que não mais necessitarei vomitar.
Com 21 quilos perdidos nos primeiros 30 dias, a minha meta de estar abaixo de 100 quilos no dia 16 de outubro, está bem razoável.

Marcadores: , , , ,

2 Comentários:

Às 18 de agosto de 2009 às 16:34 , Anonymous Anônimo disse...

oiii, eu operei no mesmo dia que voce!
foi mto bom ler e relembrar, sera q vc poderia me passar seu email pra conversar melhor?
abraco

 
Às 19 de agosto de 2009 às 11:18 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Machuca, legal seu blog. Com certeza ajudará muito as pessoas com uns kilos a mais vislumbrarem um caminho. Dizem pra gente é só fechar a boca. fácil né. Dai vem o trauma, a incompetência de não conseguir fechar a boca e a compulsão correndo solta. Passo por isso, sofro com isso, penso nisso 24 h dia. Mas vamos levando né. Penso que acompanhar os seus relatos creio que também me ajudará. Obrigada, Bjs, pra family também.Lia

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial