quarta-feira, 29 de julho de 2009

SEGUNDO DIA APÒS A CIRURGIA – SEXTA-FEIRA – 17/7/09

Lá pelas 08:30 foram me buscar e me levaram para tirar uma radiografia do tórax. Fui caminhando normalmente. Posicionaram-me em frente à máquina e me deram um copo de contraste. Alegria geral, pois ia começar a beber algo. Ledo engano. Que coisa ruim e amarga e ainda me pediam para beber aos golinhos para tirarem várias chapas do pulmão e do abdome. Terminada a sessão masoquista de fotos voltei ao apartamento.

Lá pelas 10:30 o Dr. Celso retornou ao apartamento comentando que tinha duas notícias: uma boa e outra ruim. A boa é que os Raios-X foram bons e não identificaram nenhum problema no caminho do contraste e a notícia ruim é que eu teria alta em seguida, após me medicarem. Que alívio.
Entregou-me a receita orientando sobre os medicamentos que deveria administrar em casa, os medicamentos foram:

  • Lisador – em caso de dor 50 gotas a cada 6 horas
  • Clexane – anti-coagulante – uma injeção na barriga no final da tarde. O medicamento já vem pronto para ser aplicado, com seringa, agulha e o medicamento. Basta tirar do invólucro e aplicar. Não dói nada.
  • Nexium – contra azia, dor epigástrica e regurgitação. Deverei iniciar a tomar somente na segunda-feira, um comprimido ao dia, sempre dissolvido em água.
  • Material para curativo: gaze, esparadrapo, algodão e soro fisiológico.

Fui orientado sobre o meu remédio para a pressão. Deveria continuar a tomar normalmente, mas sempre dissolvendo em água.

Deveria tomar de 1,5 a 2 litros de líquidos todo dia. Beber em pequenas porções de até 25 ml – meio copo de cafezinho – em intervalos curtos. Deveria observar a coloração da urina, que em caso de ficar muito amarela indicaria a falta de líquido no organismo. Chamou-me ainda a atenção para o fato de seguir restritamente as recomendações e que em caso de dor muito forte ou febre, deveria imediatamente telefonar para o seu celular. Solicitou que a enfermeira me desse um papel com orientações.

Às 11 horas uma assistente social da Unimed esteve fazendo algumas perguntas sobre o atendimento dado pelo hospital e meu estado geral. Em seguida, enquanto tomava banho, alguém da área administrativa do hospital trouxe o meu alvará de soltura e comentou a excelente notícia de que todas as despesas estavam cobertas pelo meu plano de saúde – Unimed Uniplan.

A enfermeira trocou os curativos, me medicou e às 12 horas o Nando nos levava de carro de volta para casa. No caminho passamos pela farmácia para comprar os medicamentos indicados.

Chegar em casa é uma delícia porque se voltei é porque estou bem de saúde e nada como “lar doce lar”. Fui direto para a cama e tirei um cochilo, enquanto a Silvia ia ao supermercado comprar gatorate, água de coco, chá e um pedaço de carne magra e fresca para preparar um caldo para mim.

Iniciei minha alimentação com líquidos prevista para os próximos 15 dias. Realmente 25 ml não são nada, mas suficiente para um recém cirurgiado do estômago. Começava a enfrentar de frente o meu maior medo: o de ficar desesperado pela impossibilidade de ingestão de grandes quantidades de comida, principalmente de água. Como eu poderia me satisfazer bebericando aquelas quantidades ínfimas de chá.... gatorate ... água de coco... caldo de carne peneirado e esta ainda com pouco sal ???

Passei o resto da tarde colocando os e-mails em dia e comecei a escrever estas anotações que você está lendo. De vez em quando recebia telefonemas e visitas de amigos, indo me deitar lá pelas 11 horas da noite.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial