quarta-feira, 29 de julho de 2009

INFORMAÇÕES GERAIS

PÚBLICO ALVO:

Pessoas com IMC (índice de massa corporal) maior do que 35, para que possam entender os relatos apresentados.

DIVULGAÇÃO:

Estou disponibilizando essas informações na internet para facilitar seu acesso às pessoas interessadas. Neste blog que está sendo criado, detalho informações sobre o que me levou a fazer a cirurgia, minhas expectativas quanto aos resultados a serem alcançados e sua evolução, por meio de relatos, conforme mostro abaixo.


  • relatos inicialmente diários até o 15º dia da cirurgia,
  • dois relatos por semana até o 30º dia da cirurgia,
  • semanais até o 6º mês da cirurgia e, posteriormente,
  • relatos somente mensais.
Poderão ser agregados a este Blog, relatos e comentários de outros pacientes. Poderá se transformar num Blog destinado à troca de informações entre pessoas operadas e aqueles que estão considerando a possibilidade de operar, mas que necessitam de informações principalmente de pessoas que sofreram este tipo de cirurgia. Acredito que esta é uma lacuna que precisa a ser preenchida.


MINHA HISTÓRIA:

Sou natural do Paraná e estou morando em Florianópolis desde 1981. Desde sempre, me recordo lutando contra o excesso de peso. Quando adolescente já tinha dificuldade de comprar roupas, pois eram sempre de tamanho pequeno. Não que eu fosse muito gordo, mas estava acima da média. Hoje em dia já não é fácil achar o meu número de calça e camisa, imaginem a 40 anos atrás. Passei boa parte de minha vida preocupado com o excesso de peso. Acredito que tenha feito todo tipo de dieta possível. A da lua, das frutas, do abacaxi, da proteína e gordura, a da sopa, vigilantes do peso, dos shakes, sucos, e por aí vai. Tomei remédio de topo tipo para emagrecer. Alguns legais (com orientação médica) e outros ilegais (from Paraguai). Creio que poderia escrever um livro intitulado “1001 dietas que segui, sem sucesso”. Estou ciente que a culpa não é das dietas, mas minha, que em pouco tempo recuperava os quilos perdidos e ganhava alguns extras. Desta maneira cheguei aos 54 anos pesando 130 kg, com IMC de 40,4.

Por duas vezes, há 10 e a 6 anos atrás, me informei sobre diferentes tipos de cirurgia para emagrecer, mas acabei desistindo de última hora. Com certeza não tinha chegado o momento. Não estava preparado psicologicamente para enfrentar não somente a cirurgia, mas principalmente, este novo modo de vida que se impõe a todos aqueles que efetuaram redução do estômago.

EXPECTATIVAS:

Chegou o momento. Cansei de ser gordo. São tantas as desvantagens que não há gula que se imponha. Além do aspecto psicológico, problemas de saúde começaram a aparecer, o que pesou à favor da decisão de fazer esta cirurgia. Como sempre procuro ter um mínimo de planejamento na minha vida, elaborei uma tabela comparando as Vantagens e Desvantagens dessa tomada de decisão. Foram elas:

Vantagens de se fazer a cirurgia:

1. Acaba a Esofagite Erudida II - refluxo bipolar - amargor permanente na boca - paro de tomar Pantoprazol.
2. Acaba com a Pressão Alta a médio prazo - paro com Atacand 16 mg + HCT 12 mg - diurético - com possível prejuízo aos rins, a longo prazo.
3. Acaba com a Esteatose - já apresento gordura no fígado.
4. Acaba com a Apnéia no Sono - falta de ar - acordo várias vezes - levanto cansado.
5. Elimino de vez o risco de ter diabetes. Hoje a minha glicose já está em 100.
6. Deixo de ficar sonolento o tempo todo, vivo cansado.
7. Acabo com as irritações de pele – principalmente nas entrecoxas.
8. Melhoro minha condição motora - articulações e mobilidade / 50 kg mais leve = aumenta e muito o meu fôlego.
9. Deixo de ser um glutão dentro de casa - acaba o mau exemplo e começa o bom exemplo. Quem não se cuidar, acaba futuramente na faca.
10. Melhoro a aparência - ficarei igual aos outros, na média. Deixo de chamar a atenção.
11. Vou poder escolher o que vestir, finalmente.
12. Vou voltar à academia de ginástica, após algum tempo. Será necessária.
13. Hoje eu posso fazer esta cirurgia, pois ainda estou bem de saúde. Amanhã ninguém sabe.

Desvantagens de se fazer a Cirurgia:

1. Risco durante a cirurgia. Posso vir a falecer.
2. A conseqüências pós-cirurgia, a médio e longo prazo, são imprevisíveis.
3. Talvez precise de uma cirurgia plástica / corretiva das pelancas e excesso de pele (na barriga).
4. 30% dos operados voltam a engordar, caso não sigam a dieta e demais recomendações médicas.
5. Deixarei de comer nos primeiros meses. Vou passar vontade...muita vontade. É de chorar.
6. Talvez necessite de apoio psiquiátrico nesta 1° fase.
7. Acompanhamento nutricional permanente – evitar anemia.
8. Ocorrência de dumping - ao ingerir algum doce baixa a minha pressão.
9. Discriminação: deixo o grupo dos obesos e vou para o grupo dos que não comem.
10. Dificuldade de socialização. Num primeiro momento, me afasto. Depois fica a imagem do cara que não pode comer... Ele nem come - nem convide.
11. Mudança na família, sai o bom companheiro na comida e ainda - o pai não come, coitado dele.
12. Obeso disfarça bem a idade, ficando magro parecerei mais velho do que aparento hoje.
13. Sai a Samanta. És-Samanta de Gordura. O que será que ela encobriu este tempo todo? Novos desafios.

Passados seis meses após a cirurgia farei uma análise sobre minhas expectativas frente ao que ocorreu comigo realmente. Será muito interessante.


MÉDICO versus PACIENTE - Uma interação de confiança

Confiança é a palavra chave quando você escolhe um médico para lhe fazer uma cirurgia. Ele não pode ser somente um bom profissional, um excelente cirurgião, renomado, com várias cirurgias realizadas com sucesso. Claro que tudo isso pesa no momento de decisão, mas para mim, o mais importante é a interação entre você e o médico. Ele deve inspirar confiança, deve deixar transparecer que está à par de suas dúvidas e de suas angústias. Deve ser otimista e estar preparado para responder a qualquer de suas dúvidas, de pronto.
Foi o que aconteceu entre eu e o Dr Celso. Desde a primeira consulta, que ocorreu de forma informal, num jantar na casa de meu irmão Dorvalino e sua esposa Lucila, senti que havia chegado o momento de tomar uma decisão a respeito de minha obesidade. Na mesma semana marquei uma consulta em seu consultório, quando iniciamos as conversações sobre minha possível cirurgia. Por meio de sua secretária Jane, forneceu vários contatos com pessoas que haviam feito a mesma cirurgia que eu estava me propondo. Estes contatos foram fundamentais para minha tomada de decisão, pois ninguém melhor do que eles para lhe responderem suas dúvidas e até angústias. Em uma das consultas com o Dr Celso fui decidido a não fazer mais nenhuma cirurgia. Estava com medo de passar fome e sede. Doutor, eu nunca mais vou poder comer e nem beber, indaguei-lhe? Ele deu risada e disse que não passaria nem sede e nem fome, mas sim vontade e que esta deveria ser administrada dali pra frente. Diante de minha dúvida, e como estávamos com a data da cirurgia agendada no hospital para o dia 15 de julho de 2009, me deu mais uma semana para pensar. Antes de sair de seu consultório, ele foi bastante enfático quando me disse: Machuca, estarei sempre aqui. Se ainda estiver em dúvida após esta semana, basta me telefonar que cancelamos a cirurgia. Posse lhe aguardar por meses, neste ano ou no ano que vem. O importante é que esta decisão é sua, e de mais ninguém. Quando você estiver pronto, a hora haverá chegado. Naquele exato momento decidi fazer a cirurgia. Mesmo assim aguardei a semana extra e fui com minha esposa para a última consulta antes da cirurgia.


O MOMENTO DA DECISÃO – Tipo de Cirurgia

Basta navegar na Internet para se ter uma idéia dos diferentes tipos de cirurgia para emagrecer. Tem emissora de televisão que apresenta um programa para vender um determinado tipo de cirurgia. Tem até tese de mestrado tratando do assunto. Numa primeira impressão é de que tanta informação mais confunde do que ajuda na tomada de decisão. Para decidir que tipo de cirurgia deveria fazer, levei em consideração as seguintes informações: 1. Na década de 70, minha mãe teve o que chamavam de “nó nas tripas”, o que a levou a fazer duas cirurgias para resolver o problema. Na segunda cirurgia, o médico decidiu fazer um bypass no intestino, isto é, um desvio da parte comprometida. Desta maneira o problema foi solucionado, mas ela passou a ter urgência em ir ao banheiro, além das fezes serem extremamente fétidas. O problema se tornou tão desagradável, que chegou a modificar seu modo de vida. 2. Na década de 80 foi a vez de meu pai. Ele teve câncer que o obrigou a tirar 2/3 de seu estômago. Mesmo sendo uma pessoa magra, acabou perdendo mais de 15 quilos, passando de 80 para 65 quilos, com 1,78 metros de altura. O único problema que enfrentou foi o de dumping, isto é, assim que ingerisse doce, sua pressão baixava de imediato, acompanhada de uma leve sudorese. Ambos já são falecidos de causas não relacionadas as cirurgias que fizeram. 3. Com base nestes fatos que convivi com meus pais, somei a informação dos tipos de cirurgia que tem obtido os melhores resultados, isto é, que a pessoa emagrece e dificilmente volta a engordar. Como não acredito facilmente em milagres, acabei decidindo pela que eu melhor me adaptaria, optando finalmente pela redução do estômago acompanhada de um bypass intestinal. Mesmo este tipo de cirurgia apresenta diversas opções, das quais optei pela “Redução de Estomago com Bypass Gastrojejunal em Y de Roux”, recomendado pelo cirurgião Dr Celso Empinotti. Minha decisão teve como diretriz uma mudança radical no meu modo de vida, passando da situação vivida durante 54 anos de “Viver para Comer” para uma nova postura de “Comer para Viver”.





FOTOS









Foto com meu filho, tirada em Jun/09. Passava dos 130 Kg.






Detalhe da barriguinha light.






Vivendo para comer.








Os 5 orifícios por onde foi feita a cirurgia e o dreno intestinal.



Detalhes com curativo









Saída do dreno.

Orifício da saída do dreno, sem pontos e sem o dreno. Fechou em uma semana.


Churrasco 21 anos do Nando em 12/08. Menos 18 quilos.

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Às 17 de novembro de 2009 às 20:35 , Anonymous Anônimo disse...

Legal....marquei minha cirurgia com o Dr. Celso...vou te acompanhar pelo blog, va postando dicas! Sucesso. Cley

 
Às 17 de novembro de 2009 às 20:36 , Anonymous Anônimo disse...

meu email adv.cley@gmail.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial